top of page
Buscar
  • Foto do escritorSZTAJN2GO

Sua mala de viagem - Post 2




Quanto ao conteúdo - O que levar e o que deixar

Já me pediram para dar aqui umas dicas de como arrumar uma mala que dê conta de uma viagem de 3 ou 4 semanas sem ter que carregar a casa inteira.

E, embora se possa escrever muito sobre o tema, tudo gira em torno de saber escolher entre o que levar ou deixar. A ideia é levar o que for necessário e deixar excessos em casa, levando principalmente os itens que o manterão seguro e confortável nas diversificadas atividades da viagem. Assim, por exemplo, se a estação do seu destino é chuvosa, para que você evite o desconforto de pegar chuva, traga um impermeável. Com capuz caso queira proteger a cabeça ou um guarda-chuva. E um sapato adequado para caminhar em piso molhado.

Para acertar o equilíbrio entre a falta e o excesso, monitore o que você vai levar: só o que for realmente necessário para uma margem de segurança, sem deixar a criatividade e o seu estilo pessoal fora da sua mala de viagem.

Uma sugestão que parece nunca sair de moda. Disponha sobre a cama tudo o que se reservou para pôr na mala. Agora, reduza tudo o que foi separado pela metade. Assim como você não vai precisar de mais de um guarda-chuva, também não vai precisar de mais de um impermeável ou mais de um casaco.

Sabe aquela camiseta a mais? Pode, muito bem, ser deixados em casa. Você pode sempre comprar uma camiseta legal na viagem. Assim, a camiseta nova não amassa e não pesa na mala de ida.

Atenção:

Conhecer o limite do peso permitido pela companhia aérea é imprescindível.



Roupas que protegem em camadas

Se o clima da viagem varia as temperaturas, opte por alternativas que venham a protegê-lo em camadas, de forma a permitir a fácil e rápida adaptação às temperaturas flutuantes nos diferentes percursos / temperaturas da viagem. Assim, para manter o ritmo em condições variáveis de temperatura, adicione ou subtraia camadas de roupa uma a uma.

*Quando penso em me vestir em camadas, penso que para a peça interna mais rente ao corpo, aquela que aquecerá o plexo solar, separo apenas duas peças na mala. Enquanto visto uma, lavo a outra.

Algodão

É confortável para vestir quando seco, mas absorve muitas vezes o seu peso em água, perdendo sua capacidade de isolamento / proteção quando molhado e com as oscilações de temperatura (pois absorve muita água e leva bastante tempo para secar). Em climas quentes, entretanto, o algodão ventila bem e ajuda a esfriar o corpo. Molhado em um dia quente, a água que evapora do algodão ajudará você a refrescar-se. O linho também é uma ótima opção quando o clima é quente e você quer se sentir fresco.

Poliéster, acrílico e polipropileno

São tecidos usados em uma grande variedade de roupas de baixo, longas e vestimentas de isolamento. Os filamentos sintéticos destes tecidos são também leves, não absorventes e secam rapidamente. Os filamentos de alguns tecidos são também muito bons para transportar a transpiração para longe do corpo, tornando-os bem adequados para uso próximo à pele. Mais e mais tecidos estão sendo desenvolvidos para isto. Como consequência, estes tecidos têm substituído largamente a lã, o algodão e a seda. Quando for escolher este tipo de vestimenta, consulte as etiquetas das roupas ou peça auxílio ao vendedor.

Essas peças encontramos nas vestimentas que inicialmente se usavam quase exclusivamente em academias. Hoje, ganharam as ruas e certamente as peças de viagem.

Calçados

Apesar de ser uma regra basilar, vale a pena citar o óbvio. Evite levar um sapato novo para a viagem. Pés confortáveis te levam mais longe em qualquer jornada de viagem. Um bom sapato precisa ser amaciado antes de ser usado para garantir que vocês tenham intimidade.

Independente da natureza de sua viagem, um tênis com solado resistente é um coringa e um clássico. Choveu? Vá de tênis. O pavimento das ruas é de paralelepípedo? Vá de tênis! É uma pequena caminhada? Tem uma ligeira inclinação? Vá de tênis!

Quer usar a academia da hotelaria? Use o tênis.

Outra recomendação. Traga uma sandália do tipo havaianas. É prática e muito funcional.

Para usar antes das meias

Pense em colocar proteções para calos ou verrugas, esparadrapo nos lugares com tendência a formar bolhas, como atrás do calcanhar. As proteções para calos são extremamente valiosas quando as bolhas estouram em botas novas ou no começo da estação de escalada, antes que seus pés tenham adquirido resistência. Outra alternativa contra as bolhas são os pós e talcos, que podem ser borrifados dentro das meias e calçados, sobretudo durante os deslocamentos aéreos.

Capa de nylon

Protege contra o vento. É um elemento importante para o isolamento. Leve e de pouco volume, representa o coringa de toda a viagem.

Frascos, potes e companhias

Para uma viagem de 2 ou 3 semanas, reveja os itens que de fato serão necessários e suas embalagens. Frascos menores à disposição no mercado (de custo mínimo) podem ser ideal para um consumo otimizado e reduzem muito o peso da mala de mão. Mas atenção: cada pote deve ser vedado com um pequeno pedaço de papel filme - aquele que utilizamos na cozinha para embalar os alimentos para não abrirem e vazarem na mala. Para as mulheres em especial: façam o mesmo com os produtos de limpeza, tratamento de beleza e maquiagem.

Dicas importantes: use a lavanderia

Acompanhando os grupos em viagem percebo o quanto a maioria das pessoas evita as lavanderias das hotelarias. Naturalmente, muitos lançam mão de lavar algumas de suas peças de tecidos que secam rapidamente à mão no quarto do hotel. E, são poucos os que utilizam os serviços de lavanderia do hotel. Pois, considere essa possibilidade. Esses serviços na maior parte são confiáveis e de custo razoável, e nos auxilia muito a economizar nas quantidades. Se você quer economizar na lavagem, utilize os serviços de lavanderia fora das hotelarias.



Bagagem de mão - KIT PRUDÊNCIA

Não despache nada que represente uma grande perda financeira ou emocional para você, como, por exemplo: binóculos, máquina fotográfica, valores, joias, documentos de viagem, medicamentos, guias especializados, mapas, entre outros. Tudo isso deve ser levado na mala de bordo ou na sua bolsa ou mochila. Leve o seu agasalho principal, o calçado específico de trilha que já está acostumado ao seu pisado. Na bolsa de cintura, o passaporte, cartões de crédito e valores. Nunca retire do corpo a sua bolsa de cintura com cartões de crédito, passaporte e valores dentro da aeronave.

Situação e exemplo. Você tem dois longos voos a realizar antes de finalmente chegar a cidade do seu destino. Entre o primeiro e o segundo voo, você apanhou da mala de bordo a muda de roupa que separou para a troca entre os dois voos. Aí, vai ao banheiro da aeronave, retira a roupa que estava vestindo para se trocar pela muda de roupa nova, e que vai te deixar mais refrescado ou melhor aquecido, seja porque no destino está mais quente ou mais frio. Essa simples medida pode fazer uma grande diferença na sua disposição em tantas horas em voo e entre os voos em aeroportos. Você se sentirá mais confortável. Entretanto, nunca retire a sua bolsa de cintura pendurando a mesma no banheiro ou deixando-a sobre o lavatório.

Sei que a sua próxima pergunta será: "Mas quanto se pode portar numa mala de bordo?

Como viajantes precavidos, devemos ter em nossa bagagem de mão itens que nos deixem preparados para eventualidades, como o desvio / extravio de nosso volume principal e até a sua perda. As companhias aéreas têm sido mais severas em relação aos volumes e dimensões de nossas bagagens de bordo. Portanto, verifique o peso, a altura, largura e comprimento concedido no bilhete adquirido. Sem prejuízo de qualquer que seja o peso concedido, resumidamente, leve na bagagem de mão: seu agasalho principal, 1 troca de roupa para o frio e 1 troca de roupa para o calor, 2 peças íntimas, e atenção aos medicamentos líquidos e produtos afins (devem estar em embalagem do tipo "zip pack" com líquidos à mostra).

Proibidos: isqueiros, caixas de fósforo, alfinetes, guarda-chuva, tesoura e qualquer objeto cortante.

Restritos: Líquidos à parte em embalagem transparente e nas medidas permitidas.Idem com os remédios necessários.

Quando nada acontece com a sua mala despachada, são exatamente as peças separadas na mala de bordo que devem ser utilizadas no dia que se chega ao destino da viagem, quando você ainda está se recuperando do fuso horário e já tem tudo mais ou menos organizado para o seus primeiros dois dias de viagem separados na mala de bordo. Para isso, cheque as atividades no seu roteiro ou planejamento dos dois primeiros dias.

As normas de segurança gerais das linhas aéreas

Por questões de segurança, artigos perigosos, tais como estes relacionados abaixo, não devem ser carregados na bagagem dos passageiros:

Líquidos inflamáveis e sólidos, tais como desodorante aerossol, refil para isqueiros, fluído para isqueiros, fósforos, tintas, acendedores para fogo, isqueiros.

Restrições à bagagem a bordo

Não é permitido carregar produtos líquidos na bagagem de mão, com exceção de itens com volume máximo de 100 ml e devidamente armazenados dentro de um saco plástico transparente e lacrado. Permitido somente um saco plástico por passageiro, o qual deverá ser apresentado à fiscalização antes do embarque. Outros itens que possam causar acidentes ou representar ameaças à segurança não serão permitidos na bagagem transportada na cabine.

Como de praxe em qualquer viagem, fique atento aos seus medicamentos de uso contínuo e eventuais, como para enxaquecas, intoxicações alimentares e outros.

Medicações

Atenção ao fazer a sua necessaire de medicamentos, lembre-se de que poderá não ser nada fácil adquirir a sua medicação no país a ser visitado - e muito menos no momento em que você necessita. Assim, separe os seus medicamentos de rotina com antecedência, e em vez de trazer a sua medicação na justa medida da sua necessidade, aja com prevenção: traga além da quantidade necessária. Para maiores quantidades de medicações necessárias e liquidas que você deseje por segurança manter tudo na mala de bordo providencie 2 atestados bilíngue ( português e inglês ou espanhol e inglês) que ateste a devida necessidade nas quantidades portadas e no check -in dirija-se ao supervisor do voo entregando um dos atestados. O recipiente com a medicação será levado por um membro da tripulação e entregue no destino de chegada. Consulte sempre o seu agente de viagem e a companhia área voada.



Organizando a sua mala - Apenas uma sugestão

Embale cada peça em um saco de celofane transparente. Você pode comprar sacos de diferentes tamanhos e embalar as peças, além de preservarem melhor as suas roupas é mais fácil de localizá-las e organizá-las.

Tenha sempre um rolo de fita crepe. Há sempre uma aquisição em viagem que não tivemos tempo para embalar cuidadosamente. Envolva a peça completamente com a fita adesiva, tipo fita crepe e posicione a mesma no centro da mala envolvendo-a entre meias, em meio ao calçado e outros. Vai ficar bem mais protegida.

1. Primeiro as calças. Estenda-as na mala, deixando as pernas para fora. Coloque uma sobre a outra, alternando o sentido. Faça o mesmo com vestidos e saias longas;2. Sobre essas peças maiores, coloque as bermudas e as saias curtas, procurando evitar ao máximo as dobras que criam volume desnecessário;3. Agora as camisas. Abotoe-as, coloque as mangas para trás e dobre-as um pouco abaixo da cintura. Alterne o sentido dos colarinhos para nivelar os dois lados da mala;4. Com as pernas das calças, cubra o monte de roupas que se formou. Em volta, cintos, sapatos (com as meias dentro), roupas íntimas, camisetas e pijamas;5. Vire o casaco (ou paletó) do avesso, dobre em quatro e coloque por cima de tudo. Arrume lenços, echarpes e gravatas na bolsa lateral da mala;6. Na tampa das malas com bolsa, acomode os livros e aparelhos elétricos enrolados em camisetas. Não deixe de identificar sua mala por dentro.

Quem Leva:

A Sztajn2 go

CONTATO: (11) 96936-1234 marcia@sztajn2go.com.br www.sztajn2go.com.br

Crédito das imagens: Vania Lewkowicz. Arquiteta de formação e artista por vocação, Vania Lewkowicz é uma talentosa amiga. 

19 visualizações0 comentário
bottom of page